História

A Liga dos Amigos de Aldeia de Santo António, detentora no Número Nacional de Pessoa Coletiva (NIPC) 505048078, foi fundada a 2 de novembro de 1998, por escritura lavrada, na conservatória do registo Comercial de Penamacor.

Naquele dia, a aldeia estava deserta de pessoas. Os campos que noutros tempos enchiam de bens essenciais as casas, estão agora ao abandono. Era preciso fazer qualquer coisa. E foi assim, (contrariando profecias más de gente importante e influente na freguesia) que no ano de mil novecentos e noventa e oito, numa manhã fria e húmida do segundo dia do mês de novembro, ainda o sol se escondia por detrás da serra de Malcata, no largo da igreja matriz da freguesia se juntaram nove homens bons comandados por Joaquim Ricardo que fora o primeiro a chegar. Mas logo outros começaram a aparecer: o Alexandre Birra e o José Jorge que apareceram juntos, vindo do lado de cima da aldeia e logo, instantes depois, vindo do lado de baixo o Leonel Francisco; depois, do Bairro da Ponte, aparecem o senhor José Ricardo que vinha acompanhado do filho António, do Alexandre Neca e do presidente da junta de freguesia, José Mota e logo aparece também o José Pires Ricardo, do lado dos Amiais. Estávamos todos. Sem demora, rumamos a bonita vila de Penamacor com a missão de lavrarmos, no Cartório Notarial, pelas dez da manhã, o documento oficial de constituição da Liga dos Amigos da freguesia de Aldeia de Santo António redigido pelo ajudante de notário e nosso amigo também, António Freitas, que é do Sabugal e ali prestava serviço público.

Os primeiros órgãos diretivos da instituição foram:

  • Mesa da Assembleia: Alberto Antunes – Presidente da mesa; José Soares Ricardo – Primeiro secretário; José Pires Ricardo – segundo secretário.
  • Conselho fiscal: António Vinhas Ricardo – presidente; José Joaquim Mota, representante da Junta de freguesia – primeiro vogal; Leonel Francisco – segundo vogal.
  • Direção: Joaquim Ricardo – Presidente; Alexandre Neca – Vice-presidente; Alexandre Birra – Secretário e José Jorge – Tesoureiro.

A primeira sede da instituição foi em instalações cedidas pelo senhor Loyzich Candeias, onde antes estava o seu café e mercearia no largo da igreja. Começamos por confecionar as refeições para os alunos da escola primária através de um protocolo com o município que nos cedeu a cantina e a cozinha. E iniciamos então, a partir daí também, o Serviço de Apoio Domiciliário, que viria a ser pioneiro no concelho e reconhecido como de ótima qualidade. A título de curiosidade, relembro que o nosso primeiro orçamento anual foi de 7 500$00 (sete mil e quinhentos escudos), cerca de 37,41 € (trinta e sete euros e quarenta e um cêntimos). Passadas duas décadas, o orçamento multiplicou-se por mais de dezasseis mil vezes (o de 2018 é superior a 600 mil euros) e tem ao seu serviço cerca de três dezenas de colaboradoras, representando na freguesia a entidade com maior número de postos de trabalho, contribuindo, assim, para o bem-estar de muitas famílias.

No ano de dois mil e oito – 28 de agosto, foi inaugurado o equipamento atual onde foi instalado o Lar Residencial para vinte e oito utentes e o Centro de Dia e Apoio Domiciliário com a presença do Sua Excelência o Secretário de Estado da Segurança Social, Dr. Pedro Marques e de outros ilustres convidados. Esta obra custou cerca de um milhão de euros sendo que o estado só comparticipou com cem mil, sendo o restante oriundo de donativos e de um empréstimo feito, suportado como garantia, a hipoteca das instalações e a fiança pessoal de alguns dos seus sócios e respetivas esposas: Joaquim Ricardo, José Soares Ricardo, António Ricardo, José Alves, Carlos Janela, Jorge Gonçalves (este sem a esposa) e Alexandre Neca.

O Lar da Liga dos Amigos de Aldeia de Santo António, nas suas respostas sociais (Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Estrutura Residências Para Idosos) acolhe pessoas idosas em situação de maior risco de perda de independência e/ou autonomia, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida. Assim, a instituição presta apoio nos cuidados pessoais/atividades de vida diária, no tratamento de roupa e serviço de refeições tendo em consideração as caraterísticas individuais de cada utente. A Liga dos Amigos de Aldeia de Santo António disponibiliza ainda aos seus utentes e/ou familiares os serviços administrativos necessários ao bom funcionamento do atendimento e informação, contabilidade, entrega de receitas, pagamento de despesas e tratamento de toda a documentação necessária. Além dos serviços referidos, a instituição conta ainda com serviços psicossociais, acompanhamento médico (semanal) e de enfermagem (diário), serviço de animação sociocultural, serviço de apoio gerontológico, serviço de mobilidade e de exercício físico.

Para terminar, é de realçar que passadas quase duas décadas desde a sua fundação, a instituição continua na vanguarda das IPSS, suas congéneres, ao nível concelhio e até ao nível nacional. Mas, e porque não nos sentimos satisfeitos com o já elevado protagonismo alcançado, resolvemos submeter a qualidade dos nossos serviços à supervisão e análise de uma entidade independente externa, com o intuito de obter desta o tão desejado certificado de qualidade e, assim, continuarmos no caminho dos melhores serviços que uma instituição de solidariedade social pode prestar a comunidade.

Liga dos Amigos de Aldeia de Sto António