COMUNICADO COVID-19 (02/02/2021)

O Presidente da Direção da Liga dos Amigos de Aldeia de Santo António, em representação de toda a direção e colaboradores da instituição, comunica a todos os sócios e familiares dos utentes residentes na nossa Estrutura Residencial Para Idosos que, relativamente ao último comunicado – de 26 de janeiro, foram confirmados mais 18 casos positivos de COVID-19, a maioria assintomáticos e alguns com sintomas ligeiros – 12 utentes e 6 colaboradoras (são agora 20 utentes e 7 colaboradoras), já que o nosso primeiro utente a testar positivo, depois de 10 dias de tratamento e isolamento profilático testou negativo. Estes casos foram detetados ao longo da semana através da realização de testes rápidos de antigénio à COVID-19 pela equipa de saúde da instituição e confirmados pela equipa móvel de saúde pública, que esteve na instituição no passado domingo e realizou testes de PCR.O nosso Plano de Contingência está a ser permanentemente ajustado às novas realidades que dia a dia se nos apresentam e estamos certos que em breve voltaremos a dar aos nossos utentes melhor conforto e livres deste inimigo invisível.

Nas restantes respostas sociais, nomeadamente o SAD – Serviço de Apoio Domiciliário, continuam a ser desenvolvidas com a normalidade que a situação exige, não tendo sido detetados casos positivos, apesar de já terem sido todos testados. A direção e todos os colaboradores da Liga dos Amigos irão dar o seu melhor e garantimos a todos os utentes, familiares e sócios que tudo faremos para inverter esta situação o mais rapidamente possível e, entretanto, mais uma vez apelamos a todos compreensão para o momento delicado que estamos a atravessar. Neste momento temos a menos 7 colaboradoras que testaram positivo e encontram-se em casa a recuperar. Porém, o espírito de equipa das restantes encontra-se alto, embora esgotadas pelo esforço que a pandemia já provocou. Para elas, a direção deixa aqui o seu respeito e solidariedade, que se estende às que estão a recuperar a quem desejamos rápidas melhoras para o regresso, novamente, a esta batalha que é de todos. Todos juntos vamos superar este momento difícil. Aos nossos utentes e às colaboradoras infetadas e que se encontram isolados, e aos seus familiares, desejamos rápidas melhoras e pedimos-lhes, mais uma vez, que confiem em nós: VAMOS TODOS FICAR BEM!

Deixamos o vídeo da saída do isolamento do primeiro utente infetado a testar negativo à COVID-19… A primeira batalha vencida rumo à vitória!

Abraço a todos!

Joaquim Ricardo – Presidente da direção